fbpx

Exercícios de escrita para cultivar saúde mental na virada do ano

Neste artigo

4 minutos de leitura

Já faz uns oito anos que eu separo alguns minutos do dia 31 de dezembro pra escrever. A primeira vez que eu fiz algum tipo de ritual de virada de ano foi em 2015, durante meu primeiro afastamento pela síndrome de burnout. Eu havia me afastado do trabalho um mês antes, e naquele mês de dezembro eu olhei mais pra dentro do que nos 20 e poucos anos de vida que tinha vivido até então.

Desde então, todo dia 31 eu me dou um tempinho em silêncio, sozinha, com um caderninho e uma caneta. Já passei réveillon no Rio de Janeiro, em Roma, em Colônia (na Alemanha), com família, com amigos ou só com meu parceiro, com e sem festa, com e sem show de fogos – mas esse ritual me acompanha sem falta.

Meu ritual de escrita em 2021

Neste artigo, quero compartilhar com você algumas dicas e sugerir alguns exercícios de escrita para a virada de ano. Essa é uma forma de agradecimento por todo o apoio que recebo, seja nas minhas redes sociais, na Semana Internacional de Conscientização da Burnout, nos cursos de saúde mental no trabalho e manejo do estresse, nos encontros dos Burnoutados Anônimos, nas entrevistas e nas tantas trocas que tenho com a minha rede de apoio que foi tão decisiva durante esse ano.

Eu sei que a vida está cada vez mais corrida.
Mas esse é o tipo de prática que você recebe de volta cada minuto que investe.
Confia em mim.

Por que é importante escrever?

O papel terapêutico da escrita já é testado e comprovado. Escrever sobre situações ou eventos estressantes, durante alguns minutos por dia, produz efeitos positivos na saúde (fonte). Além disso, ao colocarmos no papel nossos aprendizados e desejos, criamos um registro no tempo que pode ser revisitado no futuro.

“Utilizar a expressão escrita como uma ferramenta terapêutica pode ter grande potencial de utilização em contextos de saúde.”

Maria João Figueiras e Dália Marcelino Unidade de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde (artigo completo)

Outros benefícios da escrita:

Tem contra-indicação?

A escrita terapêutica ou expressiva praticamente não tem contra-indicações. O psicólogo James Pennebaker, um dos maiores estudiosos da escrita expressiva, alerta apenas que se tenha um cuidado maior ao escrever sobre experiências traumáticas recentes ou memórias muito difíceis, o que exige acompanhamento especializado por profissional de saúde

Caso você sinta um forte desconforto ao escrever, faça uma pausa e retome a escrita quando e como for mais confortável pra você.

Preparando-se para uma sessão de escrita

Uma das grandes vantagens da escrita é que ela é gratuita e está à sua disposição 24h por dia, 7 dias por semana.

Você não precisa de grandes aparatos ou rituais complicados demais para escrever. O mais importante é que você escreva em um contexto de segurança.  

Aqui vão algumas dicas para que você escrever:

  • Use o dispositivo que for mais confortável para você: pode ser papel e caneta, pode ser eletrônico;
  • Se você for do analógico, separe uma caneta ou lápis que você goste de usar e um caderno com pelo menos umas quatro páginas disponíveis;
  • Se preferir o digital, escolha um aplicativo fácil (bloco de notas, Evernote, Google Docs);
  • Se quiser e puder, faça deste momento um ritual: prepare uma bebida, acenda uma vela, respire fundo antes de começar
  • Caso você tenha dificuldade de começar, coloque um timer de 10 minutos. A noção de um tempo curto e limitado para escrever torna mais fácil que você comece.
  • Você pode usar uma trilha sonora para te inspirar. Aqui eu te dou diversas opções

Os exercícios de escrita para a virada do ano

Uma coisa que me ajuda muito a começar a escrever é basear a minha escrita em uma pergunta inicial. Isso pode reduzir a tua ansiedade de não saber por onde começar ou escrever. Por isso, separei algumas perguntas que tem me acompanhado nesses anos de rituais de escrita:

  1. O que você superou/conquistou nesse ano que está acabando?
  2. O que você aprendeu nesse ano?
  3. Tente lembrar de quem você era lá na virada do ano passado e compare com quem você é hoje: o que mudou
  4. O que você quer levar adiante para o novo ano?
  5. O que quer deixar pra trás?
  6. Do que você precisa se perdoar para atravessar o ano novo com mais serenidade?
  7. Pra tentar rir um pouco de você mesmo e se levar um pouco menos a sério: quais foram as suas maiores trapalhadas nesse ano?
  8. Quais as memórias mais preciosas você quer guardar desse ano que passou?
  9. Escreva uma carta pra você daqui um ano e marque para reler na virada do ano que vem (você pode usar o Future Me pra isso)
  10. Qual será seu mantra ou sua intenção principal para o novo ano?

Deposite aqui seus desejos pro ano novo

Você não precisa esperar o dia 31 de dezembro pra começar a refletir e sonhar com o ano que vem chegando. Deixa aqui nos comentários um desejo para o novo ano, e se possível deixa uma palavra de incentivo para os desejos de quem mais for deixando.

Que você se cuide bem e viva o próximo ano com saúde e sabedoria.

Cat Reaction GIF by reactionseditor
Não sai dessa página sem deixar teu comentário! 🙂

Carol Milters
Carol Milters

Escritora, Investigadora & Facilitadora
Saúde Mental no Trabalho, Síndrome de Burnout, Workaholismo & Escrita Reflexiva


Autora dos livros, "Minhas Páginas Matinais: Crônicas da Síndrome de Burnout" e Um Passo Por Dia: Meditações para (re)começar, sempre que preciso idealizadora da Semana Mundial de Conscientização da Burnout e do grupo de apoio online Burnoutados Anônimos.

Deixe seu comentário e continue a conversa:

Este post tem 6 comentários

  1. Cibele

    Feliz ano novo, minha querida!
    Sempre escrevo uma carta para a Cibele do futuro através do Future.me no dia 31 de dezembro ou no dia 1 de janeiro.
    E ano passado (na última semana de 2023) já fiz o exercício de escrever sobre o que aconteceu no ano, com foco principal em reconhecer e comemorar as coisas boas que aconteceram (esse hábito eu aprendi com você – comemorar sempre!).
    Essa semana vou sentar novamente, pra escrever sobre o que eu quero para 2024. E o autocuidado vai ser um dos focos principais.

  2. Marlene Miltersteiner

    Teu site é impecável, perfeito , transborda afeto , acolhimento, carinho , conhecimento , dedicação , cuidado e muito bom gosto !!!!!
    Maravilhoso!

  3. Michele Burtet

    Para 2024 espero: reduzir minha ansiedade, ser mais focada, mais LEVE. Conseguir me aproximar mais das pessoas que realamente estavam comigo em 2023.
    E desejo a todos a busca pelo autoconhecimento, pela vida interior, para buscar ser melhor um dia apos o outro.

  4. Vanessa Cristina de Andrade

    Feliz 2024 ,que tenhamos saúde física e mental para passarmos pelas dificuldades. Que tenhamos autocuidado e autorrespeito, nos permitindo ser falhos e nos permitindo descansar corpo e mente. A vida funciona ,mesmo que a gente pare pra descansar e se a gente não parar ela mesma dará um jeito de fazer isso por nós.
    Que seja um ano de realizações e muitas alegrias.

  5. Karina

    Adoro te ler, Carol! Adoro sentir o carinho que você se preocupa com as pessoas! Um 2024 lindo pra essa alma linda que é a sua!

  6. Carol Miltersteiner

    Minha intenção pra 2024 é: facilitar a minha própria vida.
    Quero ser uma pessoa mais RELAXADA e centrada

    E desejo que cheguemos ao final de 2024 com saúde e sabedoria 💛

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia mais sobre Síndrome de Burnout e saúde mental na relação com o trabalho