fbpx

Observações de diversas naturezas, profundidades e extensões.
Diretamente daqui de dentro, pra chegar aí dentro 💛

Síndrome do impostor

Arquivo_000 (3)

Sabe o que essas pessoas da foto tem em comum? (Além, é claro, de serem rycas e famosas)

Todas elas já declararam publicamente sofrer da Síndrome do Impostor, ou Impostorismo – um padrão de comportamento que nos faz questionar a nossa capacidade e uma voz interna que diz que não somos bons o suficiente pra ocupar determinado cargo ou espaço.

O impostorismo acomete boa parte de nós – independente do cargo, gênero ou conta bancária, mas ele fere especialmente quem é parte de populações socialmente marginalizadas. É como se a voz interna encontrasse um eco no mundo, que diz que você precisa ficar quietinha na sua, não fazer alarde e não ambicionar por uma vida mais próspera.

E como faz pra acabar com o impostorismo, você ms pergunta?

A verdade é que talvez essa sensação te acompanhe por toda a vida – e ela só aumenta à medida que conquistamos mais e mais espaços.

Mas o que pode mudar é a sua relação com a voz interna que diz que você é uma fraude e vai ser descoberto a qualquer momento.

Saber que isso não acontece só com você já ajuda, bastante. Reconhecer que a nossa voz interna nem sempre sabe tanto das coisas assim também ajuda.

E não se agrida por se sentir insegura.
Acolha os seus medos como são: jeitos que o seu emocional aprendeu de se proteger da dor.
Agradeça-os pelas furadas que você já se livrou.
Relembre o quanto você já realizou na vida, guarde palavras positivas que dizem sobre você.
E siga adiante.

Carol Milters
Carol Milters

Escritora, Investigadora & Facilitadora
Saúde Mental no Trabalho, Síndrome de Burnout, Workaholismo & Escrita Reflexiva


Autora dos livros, "Minhas Páginas Matinais: Crônicas da Síndrome de Burnout" e Um Passo Por Dia: Meditações para (re)começar, sempre que preciso idealizadora da Semana Mundial de Conscientização da Burnout e do grupo de apoio online Burnoutados Anônimos.

Deixe seu comentário e continue a conversa:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Mais crônicas

Emocionada, eu? Sim.

Enquanto criava os materiais do curso Saúde Mental no Trabalho: Conscientização, Promoção e Cuidado, eu entendi por que queria tanto que ele nascesse ainda em 2022.

Continue lendo »

Perfeição não existe

Em abril de 2021, o Fernando Barros @nandocom entrou em contato comigo pra noticiar o Burnoutados Anônimos, o grupo de apoio online que eu havia fundado alguns

Continue lendo »

Obrigada Holanda!

Ontem fez 5 anos que vim pra Holanda em definitivo e tirei meu registro de residente.Parece que foi ontem.Parece que foi há uma vida inteira.

Continue lendo »

Voce SA

Começando a semana com muito orgulho de ter contribuído, junto com a Dra Juliana Nunes (@SaudeMentalPrimordial) para a reportagem de capa da @VoceSA, sobre a síndrome

Continue lendo »
0
O que achou deste texto? Me conta nos comentários 💛 x