o-assunto g1 burnout

(O Assunto, G1) Burnout – o esgotamento do trabalho

Entrevista veiculada no podcast O Assunto, do portal G1

Veiculada em: 13 de janeiro de 2022
Reportagem: Natuza Néry
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Arthur Stabile, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Eto Osclighter. Neste episódio colaborou também: Ana Flávia Paula. Apresentação: Natuza Nery.

A partir de 1º de janeiro deste ano, a OMS incluiu a síndrome relacionada ao trabalho na classificação internacional de doença. Já há anos, o número de pessoas que recebem o diagnóstico cresce, mas houve um boom durante a pandemia – estima-se que, no Brasil, cerca de um terço da população seja afetada.

A então publicitária Carol Milters sofreu em duas oportunidades: sintomas como dores no peito, reincidência em infecções e exaustão a afastaram de dois empregos. Hoje, ela, que mora na Holanda, é autora do livro “Minhas páginas matinais: crônicas da síndrome de burnout” e relata sua experiência ao Assunto.

Também neste episódio, Natuza Nery conversa com a psicanalista Vera Iaconelli, que fala sobre a importância da decisão da OMS para jogar luz sobre a “patologia social” das relações laborais. E alerta: “Precisa tomar cuidado para entender que o problema não é com a pessoa, mas com a lógica de trabalho”. Ela explica as características da síndrome que, entre outros sintomas, leva à crença de que o trabalho deve “tomar todo o espaço” da vida e de que seus esforços “nunca são o suficiente”. Natuza e Vera falam também dos recortes de gênero e de raça em relação ao aumento de casos, que se multiplica principalmente entre mulheres e, sobretudo, mulheres negras. “Trabalhar cansa, mas não adoece”, resume Vera.

Ouça o podcast abaixo:

Clique aqui e acesse a reportagem completa

Carol Milters

Carol Milters

Escritora & Investigadora da Síndrome de Burnout, Workaholismo & Cultura da Saúde Mental no Trabalho

DEIXE SEU COMENTÁRIO
E CONTINUE A CONVERSA

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] se fala em outra coisa. Nos sites de notícias, nas redes sociais, nas revistas e nos podcasts. Nas últimas semanas, a síndrome de Burnout vem ganhando enorme evidência no Brasil, em […]

[…] Nascida em Porto Alegre e morando na Holanda há cinco anos, ela fala, escreve e estuda a saúde mental na cultura do trabalho e o poder de (re)escrevermos nossa própria história. Nos últimos anos, tenho colaborado com organizações e indivíduos, já tendo participado de reportagens especializadas sobre a síndrome de Burnout na CNN, Record News, revista Você S/A e G1. […]

MAIS ENTREVISTAS

ARTIGOS RECENTES

2
0
O que achou deste texto? Me conta nos comentários 💛 x