Quando estamos enfrentando uma angústia profunda, um trauma, ansiedade, depressão ou síndrome de Burnout (ou tudo junto), temos uma sensação de que as pessoas na nossa volta não nos entendem.
Muitas vezes bem intencionadas, mas carregando suas próprias questões e limitações, outras pessoas acabam interferindo no nosso processo, ampliando as vozes de autocrítica que já temos gritando tão alto dentro da gente. A missão deste episódio é ampliar a conscientização e na redução dos diferentes estigmas sobre saúde mental e seus efeitos.
Falamos em autoestigma, estigma institucional, estigma público, discriminação, estereótipos, preconceito e os efeitos trágicos que isso pode ter no nosso processo de recuperação. Com a ajuda de vocês, eu compilei 10 coisas que gostaríamos que todo mundo soubesse sobre Burnout e questões de saúde mental.
Ouça o podcast abaixo:
Conteúdos indicados e mencionados:
– Artigo Stigma, Prejudice and Discrimination Against People with Mental Illness. American Psychiatric Association
– Podcast Hoje Tem, da @leilagermano
– Podcast Slow Talks, com @anafragoso.slow e @giovanabelfiore – Perfil @lettering.damattos
– Webinar “Como a geração Burnout vai reinventar a relação com o trabalho”, dia 30/09: inscreva-se em carolmilters.com/webinar
– Curso “Trabalho, a gente precisa conversar”, inscrições abertas! Saiba mais em carolmilters.com/curso
“Eu luto contra o estigma escolhendo viver uma vida com poder. Para mim, isso significa possuir minha vida e minha história e me recusar a permitir que outros ditem como eu me vejo ou como me sinto sobre mim mesmo.” – Val Fletcher